Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Memórias de computadores

Função das memorias
Para o computador, é fundamental possuir um local de armazenamento de dados,e esta é justamente a função das memórias.As memorias armazenam os dados de maneira definitiva ou tempóraria.
Importante ressaltar que é fundamental para as memorias serem organizadas,por isso elas são divididas em endereços,caso contrario os dados acabariam sendo perdidos. Portanto,faremos uma divisão das classes de memorias existentes, as memórias ROM e a RAM.
Memória ROM(Read Only Memory - Memória Apenas de Leitura)
A memória ROM ,como seu proprio ome diz,é um tipo de memoria apenas para leitura onde seus dados não são apagados quando o computador é desligado.Este tipo de memoria não aceita instruções de escrita em seus endereços mesmo que a CPU envie instruções para ele.
Dentro da memória ROM fica um software denominado Firmware sendo este inalterável,sua unica função é fazer com que toda vez que ligamos o computador suas configurações pricipais já estejam pré-definidas.Existem dentro dessa memória programas ou firmwares, o BIOS, o POST e o SETUP que irão realizar determinadas funçoes toda vez que seu PC for ligado,por exemplo,seu processador não sabe o que fazer até receber uma programação prévia, e esta é fornecida pela BIOS(Basic Input/Output Sytem - Sistema Basico de Entrada e Saída)que ensina o processador a lidar com os demais componentes como os periféricos e os dispositivos de entrada e saída.
É executado tambem o POST(Power On Self Test - Autoteste ao Ligar).Já notou que seu pc leva alguns segundos até emitir um bip para poder iniciar a S.O.(Sistema Operacional) é justamente durane estes segundos que estão sendo executados testes em cada um dos componentes principais.
Dentre as rotinnas que o POST executa, as principais são:
-Identificar o tipo de processador
-Dar inicio a todos os circuitos de apoio da placa-mae, tais como,Chipset e Controladores;
-Dar inicio ao video;
-Testar a memória;
-Testar o teclado;
-Iniciar e carregar o sistema operacional;
SETUP é um programa que permite configurar o hardware do PC.
Existem diversos tipos de memoria ROM,cada uma costituída com uma tecnologia especifíca.Vejamos algumas:
1-Mask ROM: Seus circuitos ja vêm programados de fabrica não tendo como alterá-los.
2-PROM(Programmable ROM):é uma ROM que é vendida virgem e pode receber uma gravação feita pelo fabricante do circuito que utilizará a PROM, mas que depois não pode ser alterada.
3-EPROM(Erasable Programmable ROM): tipo  de ROM que é vendida virgem mas é programada por meio de luz ultravioleta.Assim,mesmo após ter sido gravada seus dados,estes podem ser alterados por meio de uma janela que exixte na parte superior da EPROM,esta janela é protegida pro meio de uma etiqueta.
4-EEPROM(Erase Eletronic Program ROM): os dados podem ser alterados por meio de implusos eletricos.
5-Flash ROM: mais moderna, sua grande vantagem sobre as demais é justamente o fato de permitir que se possa reprogramar o circuito eletronicamente, isto é feito por meio de um software que pode ser encontrado no site do fabricante de sua Placa-mãe.

Normalmente encontramos a ROM nos seguites tipos de emcapsulamentos:
*DIP(Dual In-Line Pin - Pinos em Linha Dupla)
Estes são compostis de um emcapsulamento cerâmico, que pode ser uma EPROM.Nos chips cerâmico EPROM há uma etiqueta cobrindo uma janela que não deve ser removida, pois este tipo de chip é programado por meio de luz ultraviolelta e caso haja a remoção da etiqueta sua exposição a luz natural poderá desprograma-lá. Existem equipamentos especiais que fazem esta programação.
*PLCC(Plastc Leaded Chip Carrier)
Neste caso a memoria ROM é encapsulada em plastico e, normalmente é encontrado nas placas mais novas.Podem ser do tipo EEPROM e Flash ROM e pode facilmente ser atualizada com um programa disponibilizado pelo fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário