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domingo, 9 de dezembro de 2012

Sensor de pressão absoluta


O Sensor de Pressão Absoluta, também chamado de MAP(Manofold Absolute Pressure), está alojado no compartimento do motor e é ligado ao coletor de admissão através de um tubo de
borracha, na maioria dos sistemas, o elemento sensível do sensor de pressão
absoluta é constituído de uma membrana de material cerâmico. É composto de
duas câmaras, separadas pelo diafragma cerâmico, uma delas fechada à vácuo e a
outra exposta à pressão do coletor. O sinal derivado da deformação que sofre a
membrana, antes de ser enviado ao módulo de injeção eletrônica, é amplificado por
um circuito eletrônico alojado junto à membrana cerâmica.
O sensor de pressão absoluta tem como função informar o módulo de injeção
eletrônica a pressão absoluta na qual se encontra o coletor de admissão, valor este
determinado pela rotação do motor e pela posição da borboleta de aceleração.
A pressão absoluta, mais as informações dos demais sensores do sistema, vão
determinar a correta proporção ar/combustível e o avanço de ignição.
Este sensor em alguns sistemas também define
a altitude em relação ao nível do mar que o
veiculo se encontra. Sendo que, na primeira
partida ou seja com o motor parado a depressão
do coletor de admissão é a mesma do que do ar, definindo a altitude.
Esta informação é importante para o calculo da injeção, visto que quanto mais alta
for a altitude em relação ao nível do mar, mais ar raro efeito encontramos.


Principais sintomas nesse componente : alterações na marcha-lenta e falhas no funcionamento do motor, causadas pela mistura excessivamente "rica" (muito combustível e pouco ar) ou "pobre" (pouco combustível e muito ar).

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